segunda-feira, 21 de julho de 2014

CPP e MPP Ceará participam de evento sobre o BRICS

Por equipe do CPP Ceará

Francisco Nonato faz fala em plenária
Entre os dias 14 a 16 de julho, aconteceu em Fortaleza, Ceará, a Cúpula Paralela da Sociedade Civil dos BRICS com o nome Diálogos sobre Desenvolvimento: Os BRICS na perspectiva dos povos, reunindo organizações da sociedade civil do Brasil e diversas partes do mundo. As atividades tiveram inicio com uma mesa composta por representantes de Moçambique, China, Africa do Sul e Brasil na qual cada representante partilhou os grandes desafios postos com essa nova configuração internacional. O evento também fez memória ao genocídio que o povo Palestino está sofrendo, denunciando a barbárie cometida pelo estado de Israel.

O agente de pastoral do CPP Ceará, Francisco Nonato, fez uma fala situando os 514 anos de genocídio e exploração dos povos e comunidades tradicionais no estado brasileiro. Ele ainda pontuou que uma das grandes questões por trás da articulação BRICS é a questão energética e que é preciso ficar atento para isso. 

Ato público
O momento contou ainda com uma programação ampla e com diversas atividades autogestionadas, com destaque para a Atividade da Campanha Linha de Frente, onde foi discutido o processo de criminalização dos movimentos sociais no Brasil. Foi realizado, na tarde do dia 15, um ato público denunciando as injustiças e desigualdades que se dirigiu até o Bairro da Serrinha, uma das localidades onde várias famílias foram removidas pelas obras da Copa. 

No último dia de evento, aconteceram ainda algumas atividades autogestionadas, e o fechamento foi composto por uma grande plenária de convergência onde se apontaram estratégias de continuidade da articulação da sociedade civil anti BRICS.



Participação do MPP

O MPP Ceará participou da Atividade paralela a Cúpula dos BRICS, na qual fizeram coleta de assinaturas da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras.  O MPP participou ainda das atividades autogestionadas dentre elas o Fórum de Mulheres e a Campanha Linha de Frente, com destaque para o caso de criminalização da comunidade do Cumbe.  Estiveram presentes várias comunidades de leste a oeste do estado.

MPP reunido


Nenhum comentário:

ÁREA DE ATUAÇÃO CPP - CE

ÁREA DE ATUAÇÃO CPP - CE
Litoral Cearense

GRUPOS ACOMPANHADOS

  • Associação Comunitária dos Moradores de Emboaca, TRAIRI-CE
  • Associação de Moradores do Sítio Jardim, FORTIM-CE
  • Associação de Moradores, Pescadores e Agricultores de Barro Preto e Capim Açu - Novos Guerreiros, PARAÍPABA-CE
  • Associação de Pescadores de Morro Branco, BEBERIBE-CE
  • Associação de Pescadores, Artesãs,Marisqueiras e Barraqueiros da Comunidade da Volta, ARACATI-CE
  • Associação dos Moradores de Barra Velha, CASCAVEL-CE
  • União dos Pescadores da Caponga, CASCAVEL-CE