Por equipe do CPP Ceará
![]() |
Francisco Nonato faz fala em plenária |
Entre os dias 14 a 16 de julho, aconteceu em Fortaleza, Ceará, a Cúpula Paralela da Sociedade Civil dos BRICS com o nome Diálogos sobre Desenvolvimento: Os BRICS na perspectiva dos povos, reunindo organizações da sociedade civil do Brasil e diversas partes do mundo. As atividades tiveram inicio com uma mesa composta por representantes de Moçambique, China, Africa do Sul e Brasil na qual cada representante partilhou os grandes desafios postos com essa nova configuração internacional. O evento também fez memória ao genocídio que o povo Palestino está sofrendo, denunciando a barbárie cometida pelo estado de Israel.
O agente de pastoral do CPP Ceará, Francisco Nonato, fez uma fala situando os 514 anos de genocídio e exploração dos povos e comunidades tradicionais no estado brasileiro. Ele ainda pontuou que uma das grandes questões por trás da articulação BRICS é a questão energética e que é preciso ficar atento para isso.
![]() |
Ato público |
O momento contou ainda com uma programação ampla e com diversas atividades autogestionadas, com destaque para a Atividade da Campanha Linha de Frente, onde foi discutido o processo de criminalização dos movimentos sociais no Brasil. Foi realizado, na tarde do dia 15, um ato público denunciando as injustiças e desigualdades que se dirigiu até o Bairro da Serrinha, uma das localidades onde várias famílias foram removidas pelas obras da Copa.
No último dia de evento, aconteceram ainda algumas atividades autogestionadas, e o fechamento foi composto por uma grande plenária de convergência onde se apontaram estratégias de continuidade da articulação da sociedade civil anti BRICS.
Participação do MPP
![]() |
MPP reunido |
Nenhum comentário:
Postar um comentário