terça-feira, 30 de junho de 2015


 Filme “Vento Forte” será lançado em Fortaleza

Depois de estrear em Brasília, no Recife e em Salvador, o documentário “Vento Forte” chega à Fortaleza. No dia 04 de julho, às 19h, o filme será exibido no Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto. A sessão faz parte do Encontro Estadual dos Articuladores/as do Grito dos Excluídos/as do Ceará e será encerrada com debate sobre a produção e apresentações culturais. A entrada é gratuita.   

O filme, idealizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e produzido pela Arte em Movimento, passa por 22 comunidades pesqueiras do Brasil e denuncia como o avanço da aquicultura empresarial, do turismo predatório e dos grandes projetos traz impactos nocivos para comunidades tradicionais pesqueiras, negando seus direitos e criando conflitos em seus territórios. O documentário ainda mostra as belezas encontradas no modo de vida de pescadores e pescadoras artesanais do país. 

“A exibição do filme tem por objetivo visibilizar as lutas e resistências das comunidades tradicionais pesqueiras ao modelo de desenvolvimento que tem como base a mercantilização da vida em todos os sentidos. O vídeo traz ainda o papel do Estado no financiamento público e nos incentivos fiscais a empreendimentos que ferem o direito dos povos e das comunidades tradicionais”, explica o agente pastoral do CPP Ceará, Francisco Nonato.   


Serviço:
Lançamento de “Vento Forte” em Fortaleza
Data e horário: 04 de julho, às 19h.
Local: Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto. Rua: Paulo Firmeza, 445. São João do Tauapé. Fortaleza / Ceará
Contatos: (85) 3238 - 8392

Nenhum comentário:

ÁREA DE ATUAÇÃO CPP - CE

ÁREA DE ATUAÇÃO CPP - CE
Litoral Cearense

GRUPOS ACOMPANHADOS

  • Associação Comunitária dos Moradores de Emboaca, TRAIRI-CE
  • Associação de Moradores do Sítio Jardim, FORTIM-CE
  • Associação de Moradores, Pescadores e Agricultores de Barro Preto e Capim Açu - Novos Guerreiros, PARAÍPABA-CE
  • Associação de Pescadores de Morro Branco, BEBERIBE-CE
  • Associação de Pescadores, Artesãs,Marisqueiras e Barraqueiros da Comunidade da Volta, ARACATI-CE
  • Associação dos Moradores de Barra Velha, CASCAVEL-CE
  • União dos Pescadores da Caponga, CASCAVEL-CE