quarta-feira, 20 de abril de 2016

Comunidade Pesqueira Vila da Volta Construindo Uma Outra Economia Possível.

   

Entre os dias 18 e 19 de Abril de 2016, o Conselho Pastoral dos Pescadores do Regional Ceará recebeu a visita de Christian Figueira assessoria nacional de economia solidaria e geração de renda. A visita teve como objetivo realizar o levantamento das experiências de economia solidaria e geração de renda em comunidades tradicionais pesqueiras acompanhadas pelo CPP Ceará.

A experiência visitada foi da Vila da Volta que está localizada as margens do rio Jaguaribe no município de Aracati. A conversa foi realizada com o Grupo Volta com Arte, participantes do Grupo de Teatro Estrela do Mar, Grupo de Turismo Comunitário e o Empreendimento Solidário Cama Café.


Entre tantas experiências positivas o grupo destacou como referencial a luta em defesa de seu território tradicional contra os grandes projetos de destruição e mercantilização da vida comunitária. “As experiências  solidarias existentes na Vila da Volta são marca das nossas lutas pela terra e pelo rio destaca dona Menininha que é artesã da comunidade”. Foram relatados os impactos dos grandes projetos de instalação de parques eólicos, carcinicultura e do uso extensivo de agrotóxicos as margens do Rio Jaguaribe. E identificados como fatores de adoecimento e empobrecimento da comunidade já que os atingidos são na sua grande maioria pescadores/as, agricultores/a. As alternativas solidarias vem se consolidando na comunidade como ferramentas de luta e de resistência em defesa da terra e da água. Outro fator determinante na experiência é a participação ativa da juventude na construção de propostas sustentáveis para Vila da Volta.


O Conselho Pastoral dos Pescadores entende economia solidaria das comunidades tradicionais pesqueiras como uma das muitas ferramentas de permanência em seus territórios tradicionalmente ocupados. Nossa missão é contribuir e estar ao lado dos pescadores e pescadoras na construção de alternativas em combate á mercantilização de seus recursos naturais e  culturais.

Por CPP Ceará

Nenhum comentário:

ÁREA DE ATUAÇÃO CPP - CE

ÁREA DE ATUAÇÃO CPP - CE
Litoral Cearense

GRUPOS ACOMPANHADOS

  • Associação Comunitária dos Moradores de Emboaca, TRAIRI-CE
  • Associação de Moradores do Sítio Jardim, FORTIM-CE
  • Associação de Moradores, Pescadores e Agricultores de Barro Preto e Capim Açu - Novos Guerreiros, PARAÍPABA-CE
  • Associação de Pescadores de Morro Branco, BEBERIBE-CE
  • Associação de Pescadores, Artesãs,Marisqueiras e Barraqueiros da Comunidade da Volta, ARACATI-CE
  • Associação dos Moradores de Barra Velha, CASCAVEL-CE
  • União dos Pescadores da Caponga, CASCAVEL-CE